geral@bancodobebe.org  .  21 357 18 05

Dia da Prematuridade da MAC

19-11-2013

dia MACO Banco do Bebé participou ontem nas comemorações da MAC do Dia da Prematuridade. A prematuridade e a Unidade de Neonatologia da MAC é um contexto com o qual o Banco do Bebé lida diariamente através do Projeto Apoio Domiciliário, um projeto que nasceu nesta Unidade com o objetivo de dar continuidade, em contexto natural de vida, aos cuidados aos bebés iniciados na Unidade de Neonatologia.

Das celebrações fez parte uma apresentação sobre a Prematuridade, feita pela Sr. Dra. Teresa Tomé, Diretora da Unidade de Neonatologia da MAC, e uma apresentação feita pela Sra. Enfermeira Esmeralda, Enfermeira Coordenadora da Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios da MAC, sobre a vida do prematuro e das suas famílias na Unidade de Cuidados Intensivos / Intermédios.

Contámos também com um comovente testemunho dos pais da Leonor, que nasceu prematura, com 27 semanas de idade gestacional, agora com 3 meses de idade corrigida. Sem dúvida, que evidenciaram a qualidade de todos os profissionais da MAC, mas o mais importante terá sido a forma carinhosa e o acolhimento que receberam de toda a equipa.

Foi também ainda apresentado o método “CANGURU”, que representa uma mais valia para todos os prematuros e que significa estar com o bebé num contacto “pele a pele”. Mãe ou Pai, poderão colocar o bebé junto a si. Favorece a VINCULAÇÃO MÃE/BEBÉ ou PAI / BEBÉ, diminui o RISCO DE INFEÇÃO, favorece o ALEITAMENTO MATERNO, favorece melhor controlo TÉRMICO DO BEBÉ, diminui o tempo de SEPERAÇÃO PAIS/BEBÉ, entre outras mais valias apresentadas.

O Banco do Bebé esteve representado pelas voluntárias do Apoio Domiciliário mas também e sobretudo por algumas das famílias que estão a ser acompanhadas no âmbito deste projeto.

Share

Associe-se a nós

Torne-se nosso associado:

(Pagamento de quota através de transferência bancárias para NIB Montepio Geral – 0036 0334 99100000762 08)

CLIQUE AQUI

Seja Voluntário

O serviço de voluntariado foi criado em 1991

Torne-se voluntário/a do Banco do Bebé.

Seja voluntário:

CLIQUE AQUI

Os nossos contactos

Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Rua Latino Coelho | 1050-135 Lisboa (ver mapa)

Tel: +351 21 357 18 05
Fax: +351 21 352 01 41

Tlm: 96 483 44 12

geral@bancodobebe.org

Todos os dias úteis das 9h30 às 13h30