geral@bancodobebe.org  .  21 357 18 05

Curso de Voluntariado de 2015

Realizámos dias 5 e 7 de Maio o Curso de Voluntariado de 2015 para integração de novos voluntários.

Foram duas manhãs muito intensas, uma maratona para cumprir um programa exigente. Duas manhãs que tiveram como objetivo apresentar as temáticas que iremos explorar ao longo do ano com o nosso grupo de voluntários.

1ª Sessão – 5 de Maio

image002As fundadoras do Banco do Bebé – Marina Arnoso e Luisa Lancastre  – deram início ao Curso, partilhando o que deu origem ao Banco do Bebé, referindo os seus valores, os seus objetivos e princípios, que ainda hoje estão adjacentes a todas as nossas atividades.  Todas as novas voluntárias presentes foram convidadas a apresentar-se e a partilhar as razões que as trouxeram ao Banco do Bebé. Obrigada a todas pela Partilha! Partilhamos também a apresentação animada sobre a história do Banco do Bebé e que homenageia as nossas fundadoras. Podem ver aqui.

image004Contámos com a dinâmica e muito relevante intervenção de Daniela Toscano que trouxe um pequeno Manual de Instruções para a Vida… do Voluntário. A Daniela ajudou-nos a olhar para o conceito de Voluntário e Voluntariado na perspetiva do seu enquadramento legal, mas também a perceber, de uma forma muito prática, como cada um de nós e cada uma das nossas acções são importantes para a vida de uma organização. A Daniela salientou a importância de criar canais de comunicação na organização para que todos os voluntários tenham resposta às suas dúvidas e questões enquanto desenvolvem as suas atividades.

image006Ana Marques  esteve connosco como Mãe e Utente da MAC. Trouxe-nos um testemunho muito interpelador sobre o que experiencia uma grávida e recém-mãe quando as coisas não acontecem como esperávamos ou desejávamos. Deixou-nos com muita vontade de poder fazer a diferença junto destes casos e também de investirmos em formações que ajudem as voluntárias em meio hospitalar a ir ao encontro de quem mais precisa da forma mais adequada.

Continuámos a manhã com as intervenções das Enfermeiras Chefes – Inês Machado (Urgências), Lurdes Farinha (Puérperas I e II), Anabela Rodrigues (Ginecologia), Esmeralda Pereira (Neonatologia) - responsáveis pelos vários serviços da MAC. Foram intervenções dirigidas aos novos voluntários, que deram a conhecer de forma sucinta cada um dos serviços e o que é esperado do papel do voluntário. Em todas as intervenções, foi bom perceber o quão importante é o trabalho do voluntário na Maternidade, o que com certeza ajudou a acolher todos as recém-chegados. Contámos ainda com a presença da Dra. Fátima Xarepe, coordenadora do Serviço Social da MAC, serviço que diariamente nos encaminha cerca de 15 mães para o apoio em bens.

2ª Sessão – Dia 7 de Maio

image008A segunda sessão foi muito prática e trouxe até nós algumas respostas às interpelações deixadas pela apresentação da Ana Marques. A Enfª Manuela Amaral, depois de falar sobre o serviço que chefia – Materno-Fetal - partilhou parte do seu grande conhecimento sobre Promoção de Aleitamento Materno com a sua boa disposição e energia. De uma forma muito prática, abordou as técnicas de comunicação em contexto de promoção do aleitamento, apresentando estratégias para ajudarmos a Mãe a sentir-se confortável e segura na sua tarefa de dar de mamar a partir do momento que decide fazê-lo. Ficámos a conhecer os vários benefícios do aleitamento materno, mas também como é que este se processa do ponto de vista fisiológico e como o bebé, assim que nasce, comanda todo o processo. Fica também a ideia clara de como o ambiente hoje em dia interfere com o que antes era instintivo e a importância, por isso, do aleitamento materno ser uma aprendizagem para todos – Mãe, Bebé… e para nós voluntários, também, agora mais capacitados a apoiar esta aprendizagem.

image010Terminámos a manhã já sobre a hora de almoço, com o tema Higiene das Mãos e Controlo da Infeção Hospitalar. A Enfª Margarida Valente demonstrou de forma clara como esta questão é importantíssima para quem pretende fazer voluntariado em contexto hospitalar. Dos protagonistas da história do controlo das infeções até aos dias de hoje, percebemos que um cem número de vitórias foram conseguidas ao longo de mais de 100 anos. Hoje estamos confrontados com novas ameaças para as quais, conforme a Enfª Margarida transmitiu, a melhor resposta é a prevenção e a contenção das infeções pela correta higiene das mãos. Há técnicas sobre como lavar as mãos corretamente, mas também em que momentos as mesmas devem ser lavadas. Somos todos parte deste sistema e temos uma grande responsabilidade para não quebrar este protocolo, para defesa da saúde dos utentes, das suas famílias e da nossa saúde.  

MUITO OBRIGADA A QUEM ORGANIZOU PARTICIPOU E PARTILHOU DESTA INICIATIVA. BEM-VINDOS AO BANCO DO BEBÉ!

O Curso de Voluntariado de 2015 teve o apoio da Fundação PT

Share

Associe-se a nós

Torne-se nosso associado:

(Pagamento de quota através de transferência bancárias para NIB Montepio Geral – 0036 0334 99100000762 08)

CLIQUE AQUI

Seja Voluntário

O serviço de voluntariado foi criado em 1991

Torne-se voluntário/a do Banco do Bebé.

Seja voluntário:

CLIQUE AQUI

Os nossos contactos

Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Rua Latino Coelho | 1050-135 Lisboa (ver mapa)

Tel: +351 21 357 18 05
Fax: +351 21 352 01 41

Tlm: 96 483 44 12

geral@bancodobebe.org

Todos os dias úteis das 9h30 às 13h30