geral@bancodobebe.org  .  21 357 18 05

Poder contar com alguém faz toda a diferença.

Na primeira visita que o Banco do Bebé realizou a esta família são-tomense encontrámos mãe e filho num quarto alugado de uma casa partilhada, como é vulgar encontrarmos no nosso dia-a-dia do Apoio Domiciliário. Uma mãe muito jovem, sozinha aparentava estar um pouco perdida, com o companheiro a viver em São Tomé e sem outros apoios familiares, necessitava, inevitavelmente, de alguém que a pudesse ajudar.

O caso foi referenciado pelo Núcleo Risco de Loures.

Nos primeiros contactos a equipa do Banco do Bebé identificou como prioritário o apoio emocional à mãe: ser porto seguro para esta mãe tão jovem que tinha muitas dúvidas nos cuidados a prestar ao seu bebé. A ligação da voluntária à mãe “Joana” e ao seu filho “Rodrigo” foi imediata, estabelecendo-se uma relação de confiança que tem vindo a crescer desde que se iniciou a intervenção em Setembro de 2012.

A voluntária passou a ser presença semanal em casa desta família trabalhando sempre com a mãe o que ambas entendiam ser necessário: esclarecer dúvidas sobre a amamentação, ajudar no banho e nos cuidados ao bebé, ajudar e apoiar a mãe quando o “Rodrigo” comeu a primeira papa e a primeira sopa. E as rotinas foram estabelecidas, bem como a organização dos espaços do bebé. Esta mãe passou a ter sempre a presença da equipa do Banco do Bebé – voluntária e coordenadora - nas consultas do Centro de Saúde onde, desde logo, se estabeleceu uma boa relação com a médica e a enfermeira de saúde materna.

Percebemos que a situação económica era precária e, por isso, também se conseguiu fazer chegar a esta casa o apoio do Banco Alimentar através da parceria que o Banco do Bebé dispõe com esta Instituição.

Ao fim de poucos meses de intervenção, a mãe do “Rodrigo” voltou ao trabalho como empregada de limpeza e conseguiu mudar de casa. Nesta nova casa não havia um único móvel. O Banco do Bebé mobilizou a sua comunidade de amigos e bem-feitores e todos contribuíram para tornar a casa desta família mais confortável.

Em Setembro o “Rodrigo” entrará para a creche que a voluntária e a sua mãe conseguiram encontrar. A “Joana” está sempre presente em todas as atividades propostas pelo Banco do Bebé. Participou nas sessões de “Massagem do bebé” e nas de “Brincar com Arte” demonstrando sempre muita alegria e uma excelente relação com o seu filho.

Neste momento, todos estamos muito felizes porque o “Rodrigo” é um bebé muito ativo, muito feliz e tão sorridente que até nos comove.

Mãe, filho e voluntária são uma verdadeira família. Se quiser contribuir para histórias de sucesso como esta clique.

clicar.
Ao clicar no botão está aceder a um formulário Easypay, parceiro do Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido; quando efetuar um donativo autoriza que os dados pessoais sejam processados eletronicamente, e guardados num ficheiro da responsabilidade do Banco do Bebé - Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, exclusivamente para envio de informações sobre a instituição, emissão de recibos de donativos e para a admissão de sócios, de acordo com os Estatutos. Para estes efeitos, os dados serão acedidos pela Easypay - instituição de pagamentos parceira do Banco do Bebé - Associação de Ajuda ao Recém-Nascido. De acordo com a lei em vigor terá o direito de acesso, eliminação e retificação dos dados, bastando para tal dirigir-se por escrito ou pessoalmente à Easypay bem como ao Banco do Bebé, Associação de Ajuda ao Recém Nascido. Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório, pelo que o não fornecimento dos dados requeridos determina a impossibilidade de concluir o processo. Ao abrigo dos Estatutos dos Benefícios Fiscais, sempre que for efetuado um donativo, o Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém Nascido, emitirá um recibo de donativo com a indicação do seu enquadramento e menção que é concedido sem contrapartidas.
Share

Associe-se a nós

Torne-se nosso associado:

(Pagamento de quota através de transferência bancárias para NIB Montepio Geral – 0036 0334 99100000762 08)

CLIQUE AQUI

Seja Voluntário

O serviço de voluntariado foi criado em 1991

Torne-se voluntário/a do Banco do Bebé.

Seja voluntário:

CLIQUE AQUI

Os nossos contactos

Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Rua Latino Coelho | 1050-135 Lisboa (ver mapa)

Tel: +351 21 357 18 05
Fax: +351 21 352 01 41

Tlm: 96 483 44 12

geral@bancodobebe.org

Todos os dias úteis das 9h30 às 13h30