geral@bancodobebe.org  .  21 357 18 05

Dra. Ana Paula Ramos - Médica de família no ACES VII Odivelas-Loures

logoBBTomei conhecimento da atividade desenvolvida pelo Banco do Bebé, durante o trabalho que desempenho quer como técnica do Núcleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco (NACJR) do Centro de Saúde, quer como membro cooptado de uma CPCJ.

A situação de uma bebé, nascida na MAC, filha de uma mãe jovem com deficit cognitivo e total ausência de competências parentais, foi sinalizada ao NACJR, pelo Serviço Social da MAC. O agregado familiar desta mãe, não se oferecia igualmente, como elemento de segurança e de bem-estar para a bebé. Quando da sinalização, soubemos que a situação era já do conhecimento do Banco do Bebé e que este serviço estava disponível para acompanhar a situação.

Por se tratar de uma situação que considerávamos grave, o NACJR decidiu sinalizar a situação à CPCJ e pedir que o Banco do Bebé mantivesse o acompanhamento já iniciado, para que de uma forma próxima e sistemática, esta mãe pudesse ser acompanhada, no sentido de desenvolver as competências parentais em falta, permitindo assim que a bebé se mantivesse integrada na sua família biológica e não houvesse necessidade de aplicação de uma medida de acolhimento institucional. O resultado positivo obtido neste processo e que levou ao seu posterior arquivamento pela CPCJ, deveu-se totalmente ao trabalho desenvolvido pelo elemento do Banco do Bebé que acompanhou, durante mais de 1 ano, este agregado. A paciência e a dedicação demonstrada, a total disponibilidade para responder às necessidades e dificuldades deste agregado e a articulação sempre próxima com a CPCJ, foram fatores que possibilitaram este resultado positivo.

O meu muito obrigado ao Banco do Bebé e à Dra. Cristina Maltês, por todo o apoio prestado e pelo excelente trabalho desenvolvido.

Share

Associe-se a nós

Torne-se nosso associado:

(Pagamento de quota através de transferência bancárias para NIB Montepio Geral – 0036 0334 99100000762 08)

CLIQUE AQUI

Seja Voluntário

O serviço de voluntariado foi criado em 1991

Torne-se voluntário/a do Banco do Bebé.

Seja voluntário:

CLIQUE AQUI

Os nossos contactos

Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Rua Latino Coelho | 1050-135 Lisboa (ver mapa)

Tel: +351 21 357 18 05
Fax: +351 21 352 01 41

Tlm: 96 483 44 12

geral@bancodobebe.org

Todos os dias úteis das 9h30 às 13h30