Lançado na Unidade de Neonatologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, e desenvolvido inicialmente por 4 enfermeiras desta mesma Unidade, nasceu recentemente o projeto “Gotas de Vida” e o Banco do Bebé foi convidado a estar presente desde o início e a fazer parte deste momento tão importante.
O objetivo deste projeto, é fortalecer o vínculo materno, atribuindo à mãe uma participação ativa no cuidado do seu filho e promover a colheita de colostro em recém – nascidos que não se encontrem em alojamento conjunto com a mãe, ou seja bebés com menos de 37 semanas.
Para isso, é entregue a cada mãe desta unidade um kit com a fotografia do seu bebé, seringa de 1 ml para recolha de colostro e folheto com a explicação da forma de recolha desse mesmo colostro, bem como um folheto sobre o Banco do Bebé.
Acreditamos que ver o seu bebé pode estimular a produção de ocitocina, essencial para a extração de leite materno.
Através do nosso Atelier de Costura, participamos no projeto desde a confeção de bolsa, onde o Kit é entregue a cada mãe, como custeará ainda o projeto no seu todo.
O projeto prevê abranger cerca de 900 bebés/ano e, numa segunda fase, envolver também a Unidade de Internamento de Ginecologia, onde as mães permanecem no pós-parto.
É uma enorme alegria estarmos envolvidos num projeto que promove um impacto positivo na relação mãe-bebé nas primeiras 24h de vida, bem como poderá promover o sucesso da amamentação, que sabemos ter tantos benefícios tanto para o bebé, como para a sua mãe.
