Hoje, dia 19 de Maio, celebra-se o dia Mundial de doação de Leite Humano!
Desde 2013 que o Banco do Bebé presta apoio ao Banco de Leite Humano da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
Com uma equipa composta por 3 elementos, todas Voluntárias e Conselheiras de Aleitamento Materno, incluindo 1 enfermeira, esta valência do Banco do Bebé faz a “ponte” entre as dadoras de leite materno e a equipa do Banco de Leite Humano.
Cabe a esta equipa contactar as dadoras, agendar e fazer a recolha personalizada no domicílio.
Nestas visitas a equipa é também responsável pelo ensino da correta utilização das bombas extratoras de leite e dos procedimentos a ter no armazenamento e no processo de congelação do leite, bem como esclarecer quaisquer dúvidas sobre o aleitamento materno
O leite é depois analisado e tratado na maternidade para ser administrado aos bebés prematuros internados na Unidade de Neonatologia da MAC, Hospital de Cascais e Hospital Amadora Sintra.
Em 2023 foram feitas 91 recolhas a 29 dadoras, num total de 185 litros de leite recolhidos.
Este leite faz toda a diferença na vida dos bebés prematuros.
Para além de outras vantagens, o leite humano reduz em 26% o risco da Enterocolite Necrosante, uma patologia muito grave e frequente nos recém-nascidos pré-termo e de muito baixo peso.
A Organização Mundial da Saúde define o leite humano como o alimento mais completo e recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, que deverá ser complementado até os dois anos.
Continuamos a TOCAR VIDAS!